O texto abaixo é simplismente uma extração do guia presente em nosso Fórum escrito por diversos usuários cadastrados. A cada mensagem do usuário haverá uma citação do responsável pelo texto.
| | | |
| DV - Deter Value | | |
| | | |
Escrito por: Armando Meziat
Em: 29 January, 2003 00:49
| | |
O que são?
DV é uma sigla que significa Deter Value. Algumas pessoas o conhecem como Variação de Desenvolvimento, Individual Value, Gene, e por aí vai.
Cada pokémon possui 4 DVs: um para Attack, um outro oara Defense, um outro para Speed e um outro para os Specials. Todos os DVs variam entre 0 e 15; nem mais, nem menos.
Existe um quinto DV, o do HP, que é calculado a partir dos outros DVs:
-Começa com 0.
-DV de Attack ímpar? +8.
-DV de Defense ímpar? +4.
-DV de Speed ímpar? +2.
-DV de Special ímpar? +1.
Os DVs são atributos "invisíveis" no jogo.
Para que servem?
Os DVs são como genes, ou seja, diferenciam os stats de pokes de mesma espécie: isso significa que nem sempre um Espeon terá o mesmo valor de Spcl.Atk que outro.
Quando você ganha um poke novo, os seus DVs são determinados ALEATORIAMENTE.
Um pokémon "Top" possui todos os DVs iguais a 15. Um pokémon "Shiny" possui DVs de Defense, Speed e Special iguais a 10, e o DV de Attack pode ser: 2, 3, 6, 7, 10, 11, 14 ou 15.
O sexo de um poke é definido pelo DV de Attack. Na maior parte dos casos, se o DV é menor que 7, o pokémon é fêmea.
Como calculá-los?
A verdade é esta: não vale a pena perder tempo calculando DVs dos seus pokes, a não ser que você queira descobrir o seu HIDDEN POWER.
Para calcular um DV, seu pokémon ou não pode ter lutado NENHUMA vez nem ter recebido Vitaminas, ou estar totalmente treinado.
Depois, pegue a diferença entre o seu stat e o respectivo Top no seu nível e divida-a pela razão entre o nível do poke e 50. Você terá um valor APROXIMADO do seu DV, logo é mais conveniente fazer os cálculos nos níveis 50 ou 100.
Caso matemática não seja o seu forte, você pode achar várias calculadoras de DV na Web :p
É verdade que eles são transferíveis por cruzamentos?
Sim. Num cruzamento entre dois pokes compatíveis, o bebê sempre herda:
- o DV de Defense
- o DV de Special, senão 8 a mais ou a menos do original.
Se o bebê for macho, ele herda os DVs em questão da mãe; caso contrário, do pai.
Se um dos pais for Ditto, o bebê SEMPRE herdará os DVs dele.
Todos os outros DVs do bebê são aleatórios.
Me disseram sobre um bug no golpe TRANSFORM, no qual é possível transferir DVs. Como isto acontece?
Este bug é das versões RGBY e foi corrigido nas versões GSC. Quando um poke usa TRANSFORM, ele acaba copiando os DVs do oponente, e os DVs originais ficam guardados numa espécie de "backup". Caso o golpe seja usado novamente de alguma forma, o "backup" seria sobrescrito com os DVs copiados no primeiro uso, e o poke passaria a ter os DVs alterados no final da luta.
---------------------------------------------------------------------------------------------
HMs (Hidden Machines), são golpes escondidos que você encontra no decorrer do jogo. Para que você possa utiliza-las na hora que você quiser você deve encontrar uma Badge, em GYMs diferentes com os mestres
| | |
|
| | | |
| HMs para Gold / Silver / Crystal | Por JoJo | |
| | | |
HM | Golpe | Uso | Onde Encontrar |
HM1 | Cut | Corta Arvores | Floresta de Ilex - Apanhando o Farfetch'd |
HM2 | Fly | Voa para lugares | A mulher fora do Ginásio de Cianwood |
HM3 | Surf | Nadar | Derrote as 5 treinadoras do Eevee na cidade de Ecruteak e depois fale com o pai delas. |
HM4 | Strenght | Empurrar pedras | Casa perto do Pokémon Center da cidade de Olivine. |
HM5 | Flash | Ilumina lugares escuros | Derrote o Monge da torre de Bellsprout na cidade |
HM6 | Whirlpool | Desfaz redemoinhos | Ajudando Lance a derrotar a Equipe Rocket na cidade de Mahogany |
HM7 | Waterfall | Subir cachoeiras | Dentro da caverna de gelo |
TMs (Technical Machines) são golpes adicionais do jogo, existem ao todo 50 TMs. É aconselhavel que você não use logo de cara uma TM.
Sempre veja se seu pokémon tem algum golpe ruim e coloque o golpe da TM no lugar dele, dê sempre preferência aos golpes que seu pokémon adquire com o tempo. São muitas TMs, por isso guarde-as no PC do Centro Pokémon e sempre que precisar, retire-as.
| | |
|
| | | |
| TMs para Gold / Silver / Crystal | Por JoJo | |
| | | |
TM | Golpe | Localização |
01 | Dynamicpunch | Ginásio da cidade de Cianwood |
02 | Headbutt | Floresta Ilex.
|
03 | Curse | Mansão em Celadon (a noite) |
04 | Rollout | Rota 35 |
05 | Roar | Rota 32 |
06 | Toxic | Ginásio da cidade de Fuchsia |
07 | Zap Cannon | Usina elétrica, ao devolver a peça |
08 | Rock Smash | O cara gordo em Sudowoodo
|
09 | Psych Up | Trocando Abra ou Kadabra |
10 | Hidden Power | Garoto na casa ao norte do lago com o Gyarados
|
11 | Sunny Day | Depois de derrotar a Equipe Rocket na estação de radio
|
12 | Sweet Scent | Na saída da floresta Ilex |
13 | Snore | Alimente a Miltank com muitas Berries (Rota 39)
|
14 | Blizzard | Game Corner, Goldenrod, com 5500 moedas |
15 | Hyper Beam | Game Corner, Celadon, com 7500 moedas |
16 | Icy Wind | Ginásio de Mahogany |
17 | Protect | Loja em Celadon, $3000 |
18 | Rain Dance | Caverna de Slowpoke - nível inferior |
19 | Giga Drain | Ginásio de Celadon |
20 | Endure | Torre Incendiada - nível inferior |
21 | Frustration | Loja em Goldenrod - 5º andar - Domingos - 1º Pkmn não gosta de você |
22 | Solar Beam | Rota 27 - Precisa do Whirlpool |
23 | Iron Tail | Ginásio da cidade de Olivine |
24 | Dragonbreath | Clair te dá depois de ter insígnia |
25 | Thunder | Game Corner, Goldenrod, com 5500 moedas |
26 | Earthquake | Victory Road |
27 | Return | Loja em Goldenrod - 5º andar - Domingos - 1º Pkmn gosta de você |
28 | Dig | Fora do parque nacional |
29 | Psychic | Cidade de Saffron, casa do Mr. Psychic |
30 | Shadow Ball | Ginásio de Ecruteak |
31 | Mud-Slap | Ginásio de Violet |
32 | Double Team | Game Corner, Celadon, com 1500 moedas |
33 | Ice Punch | Loja Goldenrod, $3000 |
34 | Swagger | No farol |
35 | Sleep Talk | Porão da loja de Goldenrod |
36 | Sludge Bomb | Rota 43 |
37 | Sandstorm | Tohjo Falls - Casa na saída
|
38 | Fire Blast | Game Corner, Goldenrod, com 5500 moedas |
39 | Swift | Union Cave - Nível inferior |
40 | Defense Curl | Mt. Mortar - Meio da entrada |
41 | Thunderpunch | Loja de Goldenrod, $3000 |
42 | Dream Eater | Cidade de Viridian - Use Cut e fale com o gordo |
43 | Detect | Norte do lago com o Gyarados |
44 | Rest | Caverna de Gelo - Nível 5 |
45 | Attract | Ginásio de Goldenrod |
46 | Thief | Porão do complexo da Eq. Rocket |
47 | Steel Wing | Rota 28 - Na casa com dois arbustos
|
48 | Fire Punch | Loja de Goldenrod, $3000 |
49 | Fury Cutter | Ginásio de Azalea |
50 | Nightmare | Entregue o Spearow da entrada norte de Goldenrod com o cara da rota 31 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário