terça-feira, 26 de outubro de 2010

Introdução ao Breeding

Breeding é o nome usado para a reprodução de pokémons, em que se colocam dois pokémons no Daycare Center que se localiza na rota 34, entre Goldenrod City e a floresta de Ilex (ou Ilex Forest). Daycare Center é a casinha que existe nessa rota, com um velhinho e uma velhinha em que você deve deixar um pokémon macho para o velho e um fêmea para a velha, e depois de um certo tempo (dependendo dos pokémons que foram deixados) você receberá um ovo, de onde nascerá um pokémon depois de determinado número de passos que você der carregando ele. Quando chocar, ele estará no lv. 5 e na espécie da mãe. Então, se você deixar um Raticate macho e um Houndoom fêmea produzirá um bebê Houndour, enquanto se for um Raticate fêmea e um Houndoom macho produzirá um bebê Rattata.

Ataques num Breeding

Os ataques que o pokémon terá ao nascer dependem dos ataques que seus pais tinham. Até quatro ataques podem ser herdados com as seguintes condições:

1. Se o pai tem um ataque que pode ser passado por breeding para o filho. Por exemplo, se o Raticate macho do exemplo acima tem Pursuit, todos bebês Houndour que nascerem terão Pursuit porque é um dos ataques que na lista dos ataques que podem ser passados por Breed.
2. Se o pai tem algum ataque ensinado através dos TMs de G/S/C (TMs de R/B/Y não podem ser passados. Você não pode passar Thunderbolt ou Thunder Wave, mas você pode passar Thunder ou Zap Cannon) que os bebês também podem usar, eles serão herdados. No entanto, se o TM do R/B/Y for um ataque que estiver na lista de breed, ele será passado. Mareep pode aprender Thunderbolt deste jeito. Onix, Rhyhorn e Geodude podem aprender Rock Slide deste jeito sem precisar usar o TM em R/B/Y.
3. Se o pai e a mãe tiverem um ataque que é aprendido subindo de lv., o bebê já vai começar com ele. Um Heracross macho e um Heracross fêmea onde os dois possuem Megahorn produzirão bebês que já nascerão com Megahorn. Se o pai também tiver Flail (um ataque que está na lista de breed do Heracross) e Earthquake (um TM que pode ser passado) o bebê já nascerá com esses três ataques.
Neste caso acima, como o bebê Heracross já nasce com dois ataques, um deles será esquecido automaticamente, pois como serão passados 3 ataques, ele não pode ter 5, então um terá que ser esquecido. Seu primeiro ataque é Tackle e o segundo Leer, sendo assim, Tackle seria esquecido e o bebê nasceria com Megahorn – Earthquake – Flail – Leer. Se o pai e a mãe também tivessem Counter (um ataque que o Heracross aprende subindo de lv.) ele nasceria com Megahorn – Earthquake – Flail – Counter, e não aprenderia Tackle nem Leer.

Não interessa quem o pai é, se tem um ataque que pode ser passado para o filhote, ele será passado. Smeargle é normalmente usado em situações que onde o breeding normal não é possível. Exemplo: Chansey e Snubbull podem aprender o Heal Bell da Miltank, mas só existem Miltanks fêmeas, qualquer um que procrie com a Miltank dará origem a outra Miltank. Para resolver isto, pegue um Heal Bell usando o Sketch do Smeargle e procrie-o com uma Snubbull fêmea! Consiga um macho dessa união e procrie com a Chansey e o ataque será passado de novo!!

Outra dica de criação é para a aquisição de ataques como por exemplo Haze e Drill Peck em um Natu ao mesmo tempo. Cruze um Zubat macho que sabe Haze com um Doduo fêmea, e Haze será passado. Treine um Doduo macho resultado dessa criação até que ele aprenda Drill Peck e cruze-o com um Natu fêmea para passar ambos ataques ao mesmo tempo!

No entanto, tem alguns casos em que o breeding tirará alguns ataques de alguns pokémon onde seria necessário que ele voltasse para R/B/Y para aprender. Por exemplo, uma Chansey com Heal Bell não poderá ser transferida para R/B/Y para aprender TMs que só são obtidos neste jogo como: Thunder Wave, Counter ou Seismic Toss, três de seus melhores ataques. Heal Bell não pode ser deletado e aprendido mais tarde, então é impossível ter uma Chansey com Heal Bell e mais algum destes ataques.

Mas é claro, se ele pode cruzar para esses TMs de R/B/Y ainda pode ser possível. Mankey e Rhyhorn podem ambos aprender Reversal (um ataque só de G/S/C) e Rock Slide por Breeding. No entanto, AMBOS devem ser passados ao mesmo tempo. Se você passar por breeding Reversal para um Rhyhorn fêmea, e tentar ensinar Rock Slide para ele de novo, os bebês não terão Reversal. Mas por enquanto, nestes dois casos, isso só é possível com Smeargle.

No entanto, Smeargle não pode cruzar com qualquer coisa. Em Crystal, é impossível para Magmar e Electabuzz terem Barrier e Cross Chop ao mesmo tempo. Cross Chop vai ser apenas passado para Magmar e Electabuzz (ou Psyduck) e nenhum desses pokémon aprende Barrier naturalmente. Machamp, o único pokémon que pode cruzar com Magmar e Electabuzz e passar Cross Chop, também não aprende Barrier. Se Smeargle pudesse cruzar com Magmar e Electabuzz, esta seria a solução, mas ele não pode.

Outro pokémon que deve ser relembrado quando for se fazer breeding é Ditto. Ele pode cruzar com pokémon macho e fêmea e o bebê sempre será da mesma espécie do outro pokémon. Um Hitmonchan macho fará Ditto dar origem a um Tyrogue macho, enquanto um Jynx fêmea dará origem a um Smoochum fêmea. Deste jeito, Tyrogue pode aprender Hi Jump Kick e Mach Punch.

Ditto também pode cruzar com pokémon que não tem sexo, como Magnemite e Porygon, que não podem procriar com nenhum outro e nem com outros da sua mesma espécie! Neste caso, o pokémon sem sexo tem a função de pai em que TMs e ataques que podem ser passados por breed sairão dele (mesmo porque Ditto só tem Transform e quase nenhum outro pokémon aprende Transform). Lembrando também que por ser um pokémon sem sexo, Ditto não pode cruzar consigo mesmo.

Infelizmente, Ditto não pode cruzar com pokémon lendário. Isso inclui Articuno, Zapdos, Moltres, Suicune, Entei, Raikou, Celebi, Mew, Mewtwo, Lugia, Ho-oh. Eles podem não ter sexo, mas são ‘incruzáveis’.

Agora, lembrando de que os bebês serão sempre da espécie da mãe, existe uma exceção. Você possivelmente já viu todos os ataques da lista de breeding do Nidoking, certo? No entanto, ele é macho, e você não conseguirá um bebê Nidoran macho, certo? Errado. Nidorans fêmea, Nidorinas e Nidoqueens podem dar origem a Nidoran macho ou fêmea, e não tem como escolher qual será, é na sorte. Então, se você cruzar um Quagsire macho que sabe Amnesia, com uma Nidorina, os Nidorans machos que nascerem saberão Amnesia. (isso vale para os outros ataques também)
Sobre breeding para ataque, é só.

Stats num Breeding

Esta é uma parte complicadíssima,e precisa de tempo para ser entendida...

Primeiramente, tem que se dizer que os stats são mais ou menos baseados nos dos seus pais. Bebês machos tem stats baseados nos de suas mães, e fêmeas tem stats baseados nos dos pais. (quando Ditto for usado, os bebês terão os stats dele).

O DV da DEF (para saber mais sobre DVs vá à seção DV) será o mesmo do pai se o bebê for fêmea (ou mãe se o bebê for macho). O DV de especial tem 50% de chance de ser o mesmo. Isso significa que se você tiver um pokémon com DEF máxima e especial também, você já está na metade do caminho. Os bebês do sexo oposto terão 50% de chance de ter DEF e especial máximo, com isso, o DV do HP deles será no mínimo 5.

Um exemplo. Digamos que cruzaremos um Nidoran macho com DEF máxima, e um fêmea com especial máximo. O nidoran macho que nascer terá 50% de chance de ter especial máximo, enquanto o Nidoran fêmea com certeza terá DEF máxima.

Ditto, é claro, pode cruzar com qualquer um, então se você quer vários pokémon com stats máximos, procure um Ditto que tenha DEF e especial máximo, e use-o. Com seu DEF e especial máximo, você tem 1 em 512 chances de conseguir um pokémon perfeito com todos stats no máximo!!! (o que é ótimo se comparar com a normal 1 em 65536) E quanto maior forem os DVs de ATK e SPD dos pokémon que irão cruzar com Ditto mais essas chances aumentam!

Porém, tem algo que não se pode esquecer... Se os stats de DEF dos dois pokémon que irão cruzar forem iguais, eles não darão ovo nenhum. Então, qualquer coisa com DEF máxima não poderá cruzar com o Ditto citado acima.


Hidden Power num Breeding

O DV da DEF é um dos dois utilizados para determinar o tipo do Hidden Power, e como DEF é passada pelo breeding, ter um Ditto com uma boa DEF significa que você tem 1 em 4 chances de conseguir o Hidden Power do tipo desejado. (ter bastante poder nele é outra história)
Enfim, existem 16 tipos de Hidden Power, então você precisará de no mínimo 4 Dittos para poder consegui-los rapidamente.

Se você quer um HP (Hidden Power) do tipo Noturno, Elétrico, Aço ou Terra, você precisa de um Ditto com um DV de DEF de 15, 11, 7 ou 3.
Para Dragão, Planta, Fantasma ou Veneno você precisa um Ditto com 14, 10, 6 ou 2.
Para Gelo, Água, Inseto ou Voador o DV precisa ser 13, 9, 5 ou 1.
E para Psíquico, Fogo, Pedra ou Lutador o DV tem que ser 12, 8, 4 ou 0.

Cada Ditto tem que ter DVs a partir de 8 para cima, por causa do poder do HP. (Um pokémon com 8 8 8 8 nos seus DVs dos stats vai ter um Hidden Power com poder de base 70) Isto significa que você tem 1 em 8 chances de conseguir um Ditto que se encaixe no que você quer, mas se você também quiser bons stats, isso significa que seu Ditto precisa ter especial máximo, tornando as chances 1 em 128.

Quando procriando com Ditto, como citado anteriormente, tem 50% de chance de herdar o especial máximo. Se ele não for 15, será 7, o que afetará o poder do HP (não muito, mas vai). Também existem 1 em 8 chances de fazer o DV do ATK cooperar. O DV do ATK funciona mais ou menos assim:

DV de ATK 15, 14, 13 ou 12 darão poderes Noturno, Dragão, Gelo ou Psíquico, dependendo do DV da DEF.
11, 10, 9 ou 8 serão para Elétrico, Planta, Água ou Fogo.
7, 6, 5 ou 4 serão Aço, Fantasma, Inseto ou Pedra.
3, 2, 1 ou 0 serão Terra, Veneno, Voador ou Lutador.

Isso significa que, se seu bebê tem o DV de ATK de 13, ele poderá ser Noturno, Dragão, Gelo ou Psíquico, dependendo da DEF. Então, ATK 13 e DEF 10 significa que será do tipo dragão, enquanto ATK 13 e DEF 11 quer dizer que ele será do tipo noturno.

Tabela de Compatibilidade

Por JoJo

Nem todos os Pokémons cruzam entre si, por isso você irá precisar de uma tabela para saber se eles serão compatíveis. Ditto é um Pokémon especial, ele poderá cruzar com qualquer Pokémon (menos com outro Ditto) e Pokémons que não estiverem nessa lista abaixo não poderão cruzar.

Para usar a tabela é muito simples, procure seu Pokémon, veja que números ou letra ele tem, por exemplo Togetic, ele poderá cruzar com Pokémons que tenham tipo 4 ou 6, como o Pikachu ou o Golbat.

Atenção :: Pokémons com seu nome sublinhado só poderá cruzar com Ditto!

TIPO

Pokémons

1

Cubone, Marowak, Lickitung, Kangaskhan, Snorlax, Larvitar, Pupitar, Tyranitar

1 - 2

Squirtle, Wartortle, Blastoise, Slowpoke, Slowbro, Lapras, Totodile, Croconaw, Feraligatr, Slowking

1 - 5

Nidoran-F, Nidoran-M, Nidorino, Nidoking, Rhyhorn, Rhydon, Mareep, Flaaffy, Ampharos

1 - 7

Bulbasaur, Ivysaur, Venusaur, Chikorita, Bayleef, Meganium

1 - E

Charmander, Charmeleon, Charizard

2

Poliwag, Poliwhirl, Poliwrath, Politoed, Mantine

2 - 5

Psyduck, Golduck, Seel, Dewgong, Wooper, Quagsire, Delibird

2 - 6

Marill, Azumarill

2 -9

Omanyte, Omastar, Kabuto, Kabutops, Corsola

2 - C

Remoraid, Octillery

2 - E

Horsea, Seadra, Dratini, Dragonair, Dragonite, Kingdra

3

Caterpie, Metapod, Butterfree, Weedle, Kakuna, Beedrill, Venonat, Venomoth, Scyther, Pinsir, Ledyba, Ledian, Spinarak, Ariados, Yanma, Pineco, Forretress, Gligar, Scizor, Shuckle, Heracross

3 - 7

Paras, Parasect

4

Pidgey, Pidgeotto, Pidgeot, Spearow, Fearow, Zubat, Golbat, Doduo, Dodrio, Aerodactyl, Hoot Hoot, Noctowl, Crobat, Natu, Xatu, Murkrow, Skarmory

4 - 5

Farfetch'd

4 - 6

Togetic

5

Rattata, Raticate, Sandshrew, Sandslash, Vulpix, Ninetales, Diglett, Dugtrio, Meowth, Persian, Mankey, Primeape, Growlithe, Arcanine, Ponyta, Rapidash, Tauros, Eevee, Vaporeon, Jolteon, Flareon, Cyndaquil, Quilava, Typhlosion, Sentret, Furret, Aipom, Espeon, Umbreon, Girafarig, Dunsparce, Sneasel, Teddiursa, Ursaring, Swinub, Piloswine, Houndour, Houndoom, Phanpy, Donphan, Stantler, Smeargle, Miltank

5 - 6

Pikachu, Raichu, Snubbull, Granbull

5 - E

Ekans, Arbok

6

Clefairy, Clefable, Jigglypuff, Wigglytuff, Chansey, Blissey

6 - 7

Hoppip, Skiploom, Jumpluff

7

Oddish, Gloom, Vileplume, Bellsprout, Weepinbell, Victreebel, Exeggcute, Exeggutor, Tangela, Bellossom, Sunkern, Sunflora

8

Abra, Kadabra, Alakazam, Machop, Machoke, Machamp, Drowzee, Hypno, Hitmonlee, Hitmonchan, Mr.Mime, Jynx, Electabuzz, Magmar, Hitmontop

9

Tentacool, Tentacruel, Shellder, Cloyster, Krabby, Kingler, Staryu, Starmie

A

Geodude, Graveler, Golem, Magnemite, Magneton, Onix, Voltorb, Electrode, Porygon, Sudowoodo, Steelix, Porygon 2

B

Grimer, Muk, Gastly, Haunter, Gengar, Koffing, Weezing, Misdreavus, Wobbuffet, Slugma, Magcargo

C

Goldeen, Seaking, Chinchou, Lanturn, Qwilfish

C - E

Magikarp, Gyarados


Nenhum comentário:

Postar um comentário